diário nos bairros

Moradores sofrem com buraqueira nas ruas e falta de infraestrutura no Bairro Passo das Tropas

Fotos: Natália Venturini (Diário)
Na Rua Augusto Kunz há buracos que ficam cheios de água quando chove


Os moradores da Rua Augusto Kunz, que fica na Vila Ipiranga, no Bairro Passo das Tropas, reclamam que, desde que o local foi incorporado à zona urbana de Santa Maria, recebeu pouca manutenção. Eles lembram que, na época em que a vila era considerada zona rural e era de responsabilidade de uma subprefeitura, os moradores tinham mais assistência. 

- Na época, o subprefeito era mais acessível para ouvir os moradores. Agora, nos sentimos abandonados. Eles (políticos) só aparecem aqui em época eleitoral - diz um morador que pediu para não ser identificado.

Ruas esburacadas incomodam vizinhança do Bairro Renascença

Os buracos na via são tão grandes que a água da chuva fica acumulada por dias, fazendo com que os moradores tenham muitas dificuldades para sair da Vila Ipiranga e conseguir ingressar na BR-392.
O QUE DIZ A PREFEITURA Sobre a falta de manutenção nas ruas
Segundo a prefeitura, um patrolamento foi realizado no local na primeira quinzena de maio e não há prazo para nova manutenção.

- Toda vez que chove é esse aguaceiro na rua. Em dias de chuva forte, toda a via alaga, e os moradores ficam ilhados. Nós já tivemos muitos prejuízos, já perdemos os móveis e o mercado da rua já perdeu mercadorias - diz o aposentado Amadeu Luiz Paines, 62 anos.
O QUE DIZ A PREFEITURA Sobre os problemas na Rua Augusto Kunz
A Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos diz que a rua recebeu manutenção recentemente, assim como a tubulação do local. Não foi informado prazo para novas manutenções.
A secretaria diz, ainda, que os alagamentos na via ocorrem porque ela fica abaixo da BR 392. A prefeitura não informou se tomará providências. 

Faltam calçamento e sinalização no Bairro Nonoai

Ainda conforme a vizinhança, a canalização da Rua Augusto Kunz vive entupida e, por isso, há sempre água acumulada na via.
O QUE DIZ A CORSAN Sobre os esgotos a céu aberto na Rua Augusto Kunz
O Diário entrou em contato com a Corsan, mas até o fechamento desta edição, a Companhia de Saneamento Básico não havia dado retorno à reportagem. 

PARADAS DE ÔNIBUS

Os moradores também reclamam da falta de parada de ônibus - nas imediações, há apenas um abrigo para quem aguarda o transporte, mas é pequeno e de madeira. Além disso, as placas que sinalizam os pontos de ônibus coletivo estão enferrujadas.
O QUE DIZ A PREFEITURA Sobre a falta de paradas
Segundo a Secretaria de Mobilidade Urbana, a prefeitura não dispõe de recursos para a instalação de novos abrigos. 

Buraqueira incomoda moradores do Bairro Boi Morto

Os moradores também pedem que as ruas da Vila Ipiranga sejam pavimentadas, já que todas elas são de chão batido, e que sejam instaladas novas placas com os nomes das vias, já que as existentes ou estão enferrujadas ou com os escritos apagados. Também falta sinalização nas vias, o que dificulta o trânsito de veículos.
O QUE DIZ A PREFEITURA Sobre a pavimentação
Conforme a Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, não há previsão de asfaltar as vias da comunidade. 
O QUE DIZ A PREFEITURA Sobre a falta de placas com os nomes das ruas
A Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos diz que a Vila Ipiranga tem de passar por uma regularização fundiária para que seja possível captar recursos para a realização de obras de infraestrutura. Não foi informado prazo para que isso seja feito. 

Fotos: Natália Venturini (Diário)
O esgoto corre à céu aberto na Travessa Adão Castro de Melo


AS RUAS

A vizinhança afirma, ainda, que faz muitos anos que as ruas não são patroladas e que, a cada chuva forte, os moradores precisam arrumar a ponte de madeira para ter acesso à extensão da Travessa Adão Castro de Melo.
O QUE DIZ A PREFEITURA Sobre a ponte da Travessa Adão Castro de Melo
Conforme a prefeitura, as manutenções de pontes são realizadas conforme abertura de protocolo. A prefeitura não foi informou se fará nova manutenção e nem prazo. 

Dois lixões no Loteamento Brenner incomodam moradores

Nesse mesmo local, existe um esgoto à céu aberto que transborda em dias de chuva.
O QUE DIZ A CORSAN Sobre os esgotos a céu aberto na Travessa Adão Castro de Melo
O Diário entrou em contato com a Corsan, mas até o fechamento desta edição, a Companhia de Saneamento Básico não havia dado retorno à reportagem. 

- Já vi muitas crianças brincando perto do esgoto e isso é preocupante, já que elas podem cair e se machucar ou ficar doentes - diz uma moradora, que pediu para não ser identificada.

NA SAÚDE

A Unidade Básica de Saúde da Vila Ipiranga sofre com a falta de especialista, tendo só clínico geral para atender à população.
O QUE DIZ A PREFEITURA Sobre os especialistas
Segundo a Secretaria de Saúde, há duas médicas clínicas para atender a crianças e gestantes e um médico para atendimento clínico de adultos.

Moradores do bairro Rosário convivem com assaltos a pedestres e estabelecimentos

Os moradores também reclamam que os resultados dos exames demoram e que não há agentes de saúde para fazer o controle dos atendimentos.
O QUE DIZ A PREFEITURA Sobre os exames
A Secretaria de Saúde diz que os exames levam uma semana para ficar prontos e que os pacientes já saem da consulta com agendamento para apresentar o resultado.
O QUE DIZ A PREFEITURA Sobre agentes de saúde
Conforme a prefeitura, o posto não é Estratégia Saúde da Família, portanto, deve ter, no mínimo, um agente, que atua na área de maior vulnerabilidade do bairro, atendendo até 200 famílias. Não foi informado o número de agentes do posto e nem se há perspectiva de contratação para novos profissionais.

No cruzamento das Ruas Augusto Kunz e B tem um poste de madeira que está suspenso pelos fios e ameaça cair.

Sobram problemas e falta manutenção no Bairro São José

- A gente se preocupa porque, em um dia de vento mais forte, nunca se sabe o que pode acontecer - diz Paines.
O QUE DIZ A RGE SUL Sobre o poste de madeira que está caindo
A assessoria de comunicação da companhia de energia elétrica diz que enviará um técnico ao local para analisar a situação do poste. Não foi informado prazo. Os clientes podem entrar em contato com a RGE Sul para reclamar de casos como esse pelo site rgesul.com.br

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Sobram buracos e lixos nas ruas do Bairro Rosário Anterior

Sobram buracos e lixos nas ruas do Bairro Rosário

Medo de desabamentos e rua cheia de buracos incomodam moradores da Vila Bilibio Próximo

Medo de desabamentos e rua cheia de buracos incomodam moradores da Vila Bilibio

Diário nos Bairros